Os 4 Caminhos
Uma viagem interior resgatando o poder dos
4 elementos e dos animais
através de storytelling e dos rituais.

O Encontro
Ouvir e contar histórias é uma actividade milenar através da qual a humanidade atendeu à necessidade primordial de se comunicar, perpetuar vivências, ideias e fantasias, dando vazão ao imaginário individual e colectivo.
Uma história é uma oportunidade singular de reviver algo perdido, um espaço onde são representados vários dilemas humanos. Permite uma identificação com os personagens e imaginar novos caminhos para chegarmos ao melhor de nós.
O Ritual pode ser definido como um acto ou interação simbólica e estereotipada, onde são expressas normas, valores ou ideologias. Pode estar presente no setting terapêutico, como por exemplo, nas entradas e saídas do paciente. Assim como tornar significativo um momento importante e auxiliar na integração de conceitos e novas crenças .
De acordo com as várias filosofias xamânicas os animais são vistos como um símbolo representativo das forças interiores e arquetípicas que podemos encontrar e manifestar dentro de nós. Uma ferramenta e linguagem facilmente acessível em contextos terapêuticos para trabalhar conceitos abstratos e complexos que precisam de ser desbravados.
O trabalho com os 4 elementos - ar, fogo, água e terra - surgiu na Grécia no pensamento pré-socrático. A partir daí dissipou-se por muitas outras correntes, como a Antroposofia com os 4 temperamentos (sanguíneo-ar, colérico-fogo, fleumático-água e melancólico-terra) e Carl Jung com as 4 funções psicológicas (pensamento-ar, intuição-fogo, emoção-água e sensação-terra)
Objetivo do Encontro
Este encontro é um convite a experienciar uma viagem onde temos como veículo o storytelling e a vivência de um ritual. Os animais totêmicos e os 4 elementos serão o combustível catalisador de toda a jornada, que tem como destino o reconhecimento das qualidades inerentes de cada viajante, a sua expressão e integração. Saímos (literalmente) desta viagem com um “elemento” na mão!
​
Formato
​
Os Encontros podem ter várias durações (entre 2 a 4 horas). Podem ser para grupos mistos ou ós exclusivo a mulheres.
​
Onde
​
Congressos e Festivais dedicados ao desenvolvimentos pessoal.